Como o nome já diz, eu vim falar mais uma vez das síndromes femininas!
A de hoje é a Síndrome da TPM.
TPM... Tanta gente fala disso e talvez nem todo mundo a entenda.
Cientificamente falando Tensão Pré Menstrual são os dias que antecedem a mesntruação, onde devido aos hormônios as mulheres sofrem com alguns sintomas que passam assim que a mulher menstrua e o ciclo recomeça...
Mas (EU ABSOLUTAMENTE ODEIO "MAS"!) como nada é tão simples assim a TPM acabou virando a inimiga número um dos homens e familia da mulher que sofre com os sintomas.
Irritação, desânimo, falta de apetite, sensação de fome constante, insônia, inchaços, agitação, aumento no peso, choro excessivo, dores, mal estar, medo, euforia, depressão, insegurança, cansaço... Enfim são tantos sintomas e tão variados que é dificil citar todos.
Mas o que realmente acontece varia muito de mulher para mulher e isso não precisa virar um tormento repetitivo.
No meu caso eu me sinto sozinha, choro muito, como muito, tenho crises de medo, falta de vontade de sair... Mas é tudo bem rápido, dura uns 3 ou 4 dias apenas. E eu e minha mãe já aprendemos a conviver com isso, quando minha menstruação está próxima eu procuro bons livros, minha mãe compra chocolate e eu separo o meu Cebolinha (um boneco que tenho desde meu primeiro aniversário*-*) e pronto! Tudo passa da melhor forma possível.
Minha prima por exemplo, ela fica super nervosa, briguenta, irritada com a TPM e todos da casa dela já aprenderam que não devem nem falar com ela por esses 4 ou 5 dias de estresse total dela. E tudo passa sem grandes catástrofes!
Mas, conheço pessoas que não são tão simples assim. Uma amiga chegou a ir embora de casa por causa da TPM (depois se arrependeu e voltou tudo ao normal claro!)
O que estou querendo dizer é que de um jeitinho ou de outro a sua TPM tem cura ou pelo menos remédio!
O melhor a fazer é conhecer os seus sintomas e encontrar soluções para eles, combinar com todos em casa e pronto.
Agora se isso não dá certo, seus sintomas são muiiito fortes é muito bom você procurar um ginecoloista, um médico sei lá! Para que você não corra o risco de machucar alguém sem querer quando estiver nesses dias ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário